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Rotinas Alimentares

Como posso utilizar nas minhas rotinas alimentares? 

 

O planeamento prévio das refeições tendo como guia os diferentes grupos e as proporções presentes na Roda do Alimentos Mediterrânica, garante uma alimentação saudável e variada para toda a família e uma melhor gestão do orçamento familiar. O tempo que terá de despender será recuperado no momento das compras e a da preparação das refeições.

 

Como planear as refeições semanais:

  1. Estabelecer um orçamento semanal para a alimentação;
  2. Fazer uma lista dos alimentos que tem na despensa e no frigorífico, incluindo o congelador para confirmar os alimentos que tem em casa (não esquecer verificar a validade, a quantidade e a previsão do consumo)
  3. Fazer um plano de refeições semanal (refeições principais e intermédias diárias), de acordo com o orçamento semanal, adaptado aos horários da sua família;
  4. Preparar o máximo de refeições em casa (pequeno-almoço, marmita para o almoço, lanche, jantar);
  5. Ter sempre presente a sopa e os produtos hortícolas como acompanhamentos;
  6. Escolher frutas e produtos hortícolas frescos e da época;
  7. Alternar os pratos de carne, peixe, ovos e vegetarianos (leguminosas);
  8. Variar os acompanhamentos (massa, arroz, batata, batata-doce, farinha de milho, pão);
  9. Prever a utilização das sobras para preparar outras refeições;
  10. Fazer uma lista de compras e segui-la durante as compras.

 

Exemplo:

 

Dia alimentar padrão para um adulto

 

Pequeno-almoço 

Nota: o leite pode ser aromatizado com café, cevada ou canela

 

Meio da manhã 

 

Almoço 

Nota: escolher entre os diferentes cereais ou derivados e tubérculos 

 

Lanche 

 

Jantar

Nota: escolher entre os diferentes cereais ou derivados e tubérculos

 

Ceia