O Prato Certo O Prato Certo

Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Infofamília

Desde 2011 que a Direção Geral da Saúde procura monitorizar e avaliar a segurança alimentar da população portuguesa, através da aplicação do inquérito INFOFAMILIA. Este sistema de monotorização, tem sido replicado com uma periocidade anual, com abrangência em Portugal continental e aplicado nos Centros de Saúdes pelos enfermeiros sentinela. O Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve aplicou de forma aleatória e proporcional o PREDIMED e o questionário de adesão à Dieta Mediterrânica (PREDIMED) a 384 agregados da região do Algarve, cujos resultados podem ser encontrados aqui.

 

          A (in)segurança alimentar traduz-se na dificuldade ao acesso a alimentos nutricionalmente adequados devidos a fatores diversos de ordem socioeconómica e que parece ser fator de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas. A garantia de condições de acesso físico e económico aos alimentos, da adequação nutricional e da estabilidade no acesso aos alimentos também se reflete na importância da sustentabilidade social, cultural e ambiental. Em situações de reduzido aceso ao alimento ou da inadequação nutricional do mesmo, podem surgir problemas de saúde: anemia, menor capacidade do sistema imunológico, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, entre outras.

Índice de Massa Corporal

O IMC é uma das formas mais comuns de quantificar o excesso ou défice de peso. O cálculo baseia-se na relação entre a altura e o peso de um indivíduo.

Segurança Alimentar - Agregados com menores

Acesso regular e permanente a alimentos de qualidade.

Segurança Alimentar - Agregados sem menores

Acesso regular e permanente a alimentos de qualidade.

Adesão à Dieta Mediterrânica

A resposta a cada um dos 14 itens do PREDIMED é pontuada com 1 no caso de cumprir os critérios definidos como característicos deste tipo de alimentação

Perceção do estado de saúde

Deslize o mapa na horizontal
Teste
Peso Normal (≤ 24.9 kg/m2)
Acima de Peso (25 a 29.9 kg/m2)
Obesidade (≥ 30 kg/m2)
Alimentação Segura (0 pontos)
Insegurança Alimentar Ligeira (1 - 5 pontos)
Insegurança Alimentar Moderada (6 - 9 pontos)
Insegurança Alimentar Severa (≥ 10 pontos)
Alimentação Segura (0 pontos)
Insegurança Alimentar Ligeira (1 - 3 pontos)
Insegurança Alimentar Moderada (4 - 5 pontos)
Insegurança Alimentar Severa (6 - 8 pontos)
Boa Adesão (11 -14 pontos)
Adesão Razoável(9 - 10 pontos)
Má Adesão (0 - 8 pontos)
Muito Bom / Bom
Razoável
Muito Mau / Mau