Farinha, água e sal.
Três simples ingredientes e, com eles, um mundo fascinante de pães. Mesmo o fermento, tão utilizado, idealmente deve resultar apenas da combinação de água e das leveduras presentes na farinha.
Tudo o que vá muito além disso é extra e pode ser desnecessário. Comer pão de qualidade pode ser um desafio. Já experimentou olhar para a lista de ingredientes do pão que ingere? Faça esse exercício.
No momento da escolha do pão deve ter em consideração:
1. Farinha
As farinhas podem ser várias, como trigo, trigo integral, centeio, alfarroba, milho, aveia, espelta, trigo-sarraceno ou arroz ou mistura de farinhas. A versão integral é a mais interessante. Para além de verificar o tipo de farinhas utlizadas deve verificar qual a farinha em maior quantidade. Um pão pode ser vendido como integral, e no entanto ter farinha de trigo branca em maior percentagem na sua constituição.
O pão também pode ter um extra de sementes que confere sabor e aumenta a riqueza nutricional.
2.Teor de açúcar
O pão naturalmente não leva açúcar no seu fabrico, logo deve evitar escolher um pão com açúcar na sua composição. Procure na lista de ingredientes fontes de açúcar como xaropes, mel e designações terminadas em –ose (e.g glicose, glucose, sacarose).
E atenção, não é apenas nos pães de forma que se verifica a adição de açúcar. Alguns pães de padaria, como o de alfarroba, beterraba ou frutos vermelhos, também podem conter açúcar, de forma a aumentar a sua palatabilidade.
3.Teor de gordura
Pães que são macios, de massa elástica existem e estas suas características estão relacionadas com a presença de gordura na sua preparação, que pode aparecer em menor ou maior quantidade. Um exemplo de produto famoso é o brioche, dourado e amanteigado e os pães de forma. Procure na lista de ingredientes fontes de gordura como manteiga, margarina, gorduras vegetais ou óleos e evite o seu consumo.
4. Aditivos
Todos os E’s que surgem no fim da lista de ingredientes são aditivos. Servem para aumentar o tempo de prateleira, fazer render a quantidade de pão e dar sabor a farinhas de qualidade reduzida, e não só!
Resumindo os melhores pães são os pães integrais, de centeio ou mistura, de preferência da padaria. Se não conseguir comprar pão fresco todos os dias, pode sempre comprar em maior quantidade, fatiar e congelar. Também pode sempre fazer o seu próprio pão em casa!
Isto não invalida que não possa consumir moderadamente um pão constituído por farinhas mais brancas. Contudo, faça a sua escolha tendo em conta a lista de ingredientes.
Ver mais dicas