O ano 2021 foi considerado pelas Nações Unidas como o ano internacional das frutas e legumes, com o objetivo de sensibilizar e informar sobre o importante papel que estes alimentos têm na saúde e sustentabilidade do planeta!
Quantas peças de fruta já comeu hoje? E legumes? Fazem sempre parte das suas refeições principais, almoço e jantar?
Este grupo de alimentos é o principal fornecedor de nutrientes reguladores como as vitaminas, os minerais e a fibra, para além disso apresenta uma grande riqueza em substâncias com potencial antioxidante. É o segundo maior grupo da Roda dos Alimentos e representa 23 % dos alimentos a ingerir diariamente (3 a 5 porções). Os alimentos que constituem este grupo são denominados de alimentos com elevada densidade nutricional, pela sua riqueza em nutrientes reguladores associada a um baixo valor calórico.
Este grupo representa 20 % do total de alimentos a consumir diariamente, o que corresponde entre 3 a 5 porções. Para além da sua riqueza em nutrientes reguladores e substâncias antioxidantes, este grupo é também fonte de hidratos de carbono de absorção rápida, motivo pelo qual não se deve substituir a ingestão de hortícolas por fruta, recomendando-se a ingestão diária de 3 porções de fruta.
O seu consumo regular e nas quantidades certas apresenta benefícios muito interessantes para a nossa saúde:
Explore mais aqui sobre as frutas e legumes sazonais!
Ver mais dicas