O programa inclui visita ao moinho com o mestre moleiro Custódio Campos e o mestre construtor Manuel Lourenço, responsável pela recuperação da cobertura em palha de centeio; piquenique com papas de milho como sabor central e uma visita ao Núcleo Museológico de Cachopo com Otília Cardeira e Anabela Teixeira. Haverá ainda uma conversa sobre cereais e usos dos mesmos com Ana Arsénio da Associação In Loco / INFOAGRI.
A iniciativa reunirá pessoas conhecedoras das práticas e usos dos cerais e pessoas interessadas nossaberes, sabores e paisagens das “terras de pão”.
Os cereais integram a trilogia da cultura alimentar mediterrânica: pão, azeite e vinho. No final do século XIX, escreveu Teófilo Braga, a propósito da alimentação praticada nesta região: “Em Tavira e freguesias vizinhas: marisco, peixe, papas de milho com marisco ou azeite, e raras vezes comempão”.
O valor do “pão” reflete-se, também, nas estruturas de transformação e profissões associadas, moinhos e moleiros, fornos que na serra são frequentemente comunitários, “de todos no monte”. Os cereais e as leguminosas constituem também alimento para os animais. As fibras são aproveitadas para cobertura de moinhos, palheiros e outros edifícios.
- N.º limitado de inscrições. A inscrição é obrigatória. Deverá ser efetuada até dia 05 de abril, através do preenchimento do formulário https://forms.gle/oRveY5ND13y5EeWS6
- O piquenique inclui papas de milho, chá de ervas da serra, queijo fresco, pão, azeitonas, vinho (adulto: 5€; crianças até aos 12 anos: gratuito).
- A deslocação para o local é da responsabilidade dos participantes.
- A organização reserva-se o direito de alterar o programa, cancelar/adiar a atividade caso hajam questões de força maior.
- Mais informações através do número 281 320 500 (ext.: 2302) ou do email: edu.museus@cm-tavira.pt.
Fonte: Museu Municipal de Tavira
Cachopo - Tavira |
|
7 de Abril de 2019 |
|
10h30 |