A agricultura biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.
Na agricultura biológica não se recorre à aplicação de pesticidas e adubos de síntese sobre as culturas, nem ao uso de organismos geneticamente modificados. Dessa forma, garante-se o direito à escolha do consumidor e salvaguardada a saúde do consumidor ao evitar resíduos químicos nos alimentos. Além disso, protege a saúde dos produtores, que evitam o contacto com químicos nocivos e preserva-se o ambiente da contaminação de poluentes, sendo que a atual carga sobre os solos e as águas é, em grande parte, da responsabilidade de sistemas intensivos de agropecuária.
Organizado pela Câmara Municipal de Lagos e Associação In Loco, este workshop será de acesso gratuito, mas sujeito à lotação de 20 participantes
Inscrição realizada através de formulário online
Facilitadora: Ana Arsénio
PROGRAMA
2 de maio
10h00-12h30 e 14h30-17h00
Proteção das culturas Hortícolas - Técnicas culturais, identificação de pragas e doenças e preparação de biopesticidas
Horta do Vale da Lama - Odiáxere |
|
2 de Maio de 2022 |
|
10h00 ás 12h30 e 14h30 ás 17h00 |