A MANIFesta 2020, terá como tema de fundo “Construir Comunidades Justas e Sustentáveis”. O ciclo de webinário, inicia-se dia 20 de Maio com uma sessão dedicada ao tema “Sistemas Alimentares Locais”, na qual serão abordas as quatro dimensões da MANIFesta: Território, Igualdade, Ecologia e Democracia.
Luís Chaves, da Federação Minha Terra, e Artur Cristóvão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro farão uma breve introdução ao tema, seguindo-se as apresentações de boas práticas desenvolvidas nos territórios: Alfredo Sendim da Herdade do Freixo do Meio e Rede Regenerar; Sara Moreira da Rede Regenerar; e Artur Gregório e Vânia Martins da Associação in Loco que falarão de iniciativas como “O Prato Certo” e “Cá se fazem, cá se comem”.
Após as apresentações, seguir-se-á um momento de discussão sobre as propostas de políticas públicas nas tematicas: Território, Ecologia, Igualdade e Democracia. As conclusões dos diferentes Grupos de Trabalho serão apresentadas e comentardas pelo Marco Domingues, Presidente da Associação Animar.
Nesta 13ª edição da MANIFesta, organizações e sociedade civil pretendem identificar, debater e dar visibilidade a projetos e práticas bem-sucedidas, bem como questionar o modelo económico vigente.
Estas sessões servirão também para analisar os efeitos da atual pandemia e a forma como podemos transformar este momento numa oportunidade para a refleção coletiva sobre algumas propostas de políticas públicas que permitam reivindicar respostas eficazes e abrangentes aos constantes desafios que se colocam.
A sessão de dia 20 de maio irá abordar questões como as dificuldades que se fazem sentir tanto ao nível da produção como do consumo, a necessidade de valorizar a produção local e o seu impacto para os territórios, o papel das mulheres na produção local, o acesso universal a uma alimentação saudável, acessível, equilibrada e a necessidade de consolidar recomendações para um correto desenho de políticas públicas.
Esta iniciativa é desenhada no âmbito do projeto “Capacitar para Agir em Rede II”, financiada pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, promovida pela ANIMAR e conta com mais de uma centena de organizações parceiras dispersas pelo território nacional, congregando uma comissão organizadora que envolve onze entidades e uma Plataforma da sociedade civil de âmbitos diversos: APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente; APPDI - Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão; ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável; EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza; Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; Rede para o Decrescimento, PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Fórum Cidadania & Território. Na Comissão Organizadora estão também a CooLabora, Ecogerminar e ADM Estrela.
Inscreva-se aqui: https://forms.gle/M7bLEmSm6S3QZFxP7
Ver mais notícias