O Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), foi lançado publicamente em Arouca no passado dia 10 de janeiro, vai agora para o terreno, com o objetivo de dar resposta a debilidades, como as 300.000 pessoas em Portugal ainda não terem acesso a uma «alimentação adequada».
Esta iniciativa do Ministério da Agricultura e da Alimentação tem como intuito dotar os territórios de uma equipa técnica, nomeadamente de nutricionistas e agrónomos, capazes de implementar um plano de ações de sensibilização e aconselhamento aos consumidores e à população dos territórios rurais, que promova a adoção de hábitos alimentares saudáveis, identificar produtos alimentares de produção local e sazonal e reduzir o desperdício alimentar.
A nível regional vão ser apoiadas 22 iniciativas.
Entre os objetivos do plano, destaca-se a valorização e salvaguarda da Dieta Mediterrânica, um padrão alimentar com uma oferta predominantemente de origem vegetal e amiga do ambiente, de proximidade, e que integra uma enorme biodiversidade de produtos sazonais.
É exatamente nesse objetivo que o trabalho realizado pelo O Prato Certo nestes últimos anos se tem baseado, e agora com este plano, irá continuar… a todo o gás!
Ver mais notícias