Nunca como agora se discutiu tanto a importância das cadeias curtas e dos mercados.
Foi necessária a emergência de uma pandemia à escala mundial, para que cada um de nós desse o merecido valor ao produtor local, aos mercados de rua e de esquina e aos cabazes de produtos locais e sazonais.
Na realidade, sem o trabalho e empenho dos pequenos produtores durante toda a crise pandémica, muitos de nós não teríamos tido acesso a produtos frescos, saudáveis, acessíveis, locais e sazonais. Recorremos aos cabazes, às entregas ao domicílio e consequentemente melhoramos a nossa dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade.
Atualmente muitos de nós sabem o nome do “seu produtor” ou fornecedor de cabaz, e este, por seu lado, sabe o que a nossa família gosta ou não gosta de consumir e isso espelha-se nos produtos do cabaz. No meio de uma crise conseguimos fomentar a confiança entre o produtor e nós, consumidores.
Tendo em conta os aspetos acima descritos, vimos agora, informar que se encontra aberto o concurso N.º 005/INLOCO/10214/2020 – CADEIAS CURTAS, até 22 de janeiro e que tem como objetivo valorizar e promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos endógenos e a diminuição do desperdício alimentar ao mesmo tempo que se incentivam práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para a diminuição da emissão de gases efeito de estufa através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.
Cabe a nós, enquanto consumidores, prestar atenção ao vizinho produtor, recorrendo aos seus produtos, valorizando e reconhecendo a qualidade e a necessidade de reforçar as cadeias curtas e os mercados.
Chegou a altura de retribuir!
Conhece (ou é) produtor na área geográfica correspondente ao território de intervenção do GAL Interior do Algarve Central, isto é:
E considera uma mais valia para a sua produção, e produtos, melhorias que se enquadrem nas seguintes ações elegíveis:
Então esta candidatura é para si!
Para mais informações e orientações técnicas (que inclui a lista de documentos a apresentar) consulta o portal do PORTUGAL 2020, em www.portugal2020.pt, o portal PDR 2020 em www.pdr-2020.pt e no sítio do GAL em www.in-loco.pt, ou ainda junto do GAL Interior do Algarve Central através do endereço dlbc@in-loco.pt ou pelo telefone 289 840 860.
Ver mais notícias