Um painel de especialistas em doenças cardíacas, diabetes, obesidades, nutrição, padrões alimentares e psicologia alimentar pontuou 39 padrões alimentares tendo em conta vários aspectos como o quão fácil é segui-los, a sua contribuição para a gestão de peso a longo prazo, quão saudáveis e seguros são. e quão eficazes são na prevenção ou controle de doenças crónicas.
A Dieta Mediterrânica foi classificada a melhor dieta para seguir em 2021. Pela 4ª vez consecutiva este painel do US News & World Report classificou o a dieta mediterrânica como o melhor padrão alimentar do mundo. Em segundo lugar ficou a dieta DASH que aborda a alimentação para a prevenção e eliminação da hipertensão, por sua vez a dieta flexitariana ficou em terceiro lugar, que incentiva ser vegetariano na maior parte do tempo, mas é flexível o suficiente para permitir um hambúrguer de vez em quando.
Todas estas dietas enfatizam a redução ou eliminação de alimentos processados e concentram-se em refeições que têm por base legumes/vegetais, leguminosas, frutos secos e frutas.
As dietas Dukin e Cetogénica, que enfatizam a ingestão de alimentos ricos em proteínas e gorduras com um mínimo de hidratos de carbono ficaram em último e penúltimo lugar no ranking de dietas. Essas dietas são geralmente mal avaliadas pelos especialistas porque são extremamente restritivas, difíceis de seguir e eliminam grupos de alimentos inteiros, o que não é recomendado pelas guidelines nutricionais.
Fonte: https://edition.cnn.com/2021/01/05/health/mediterranean-diet-2021-best-diet-wellness/?fbclid=IwAR3d0hEH4wujiHhXotOYuaYtyX3ItdZ9pAET3qwHLrP4LrPjfCmFn1H4aCA
Ver mais notícias