No âmbito das atividades Prato Certo, a Associação In Loco e a Câmara Municipal de Loulé - Divisão de Coesão e Inovação Social, promoveram uma ação de capacitação para agregados familiares beneficiários de cabazes alimentares, no âmbito do POAPMC.
Sabemos que por vezes a utilização dos produtos dos cabazes não é a ideal, tanto em termos de redução de desperdício como de eficiência da economia doméstica e do planeamento de uma alimentação saudável. Foi neste sentido que a equipa do Prato Certo desenvolveu uma versão digital de uma ação de capacitação especialmente adaptada para os agregados familiares beneficiários de cabazes alimentares, sobre os princípios orientadores para uma alimentação adequada, sem desperdícios, que promova a total utilização dos alimentos do cabaz.
Esta sessão tratou-se de uma adaptação para os suportes digitais das ferramentas presenciais das sessões Prato Certo preparadas para as IPSS presentes: Santa Casa da Misericórdia de Loulé, ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve, Associação Social Cultural a Tôr, Centro Comunitário de Vale Silves, Fundação António Aleixo, num total de cerca de 40 beneficiários.
A equipa do Prato Certo criou um vídeo onde apresenta os produtos do cabaz de verão – constituído por cavala, pescada, atum tostas, creme, marmelada, massa, mistura para sopa, brócolos, alho francês e espinafres, ervilhas, feijão, grão, tomate, leite, azeite, cereais e bolachas.
Este vídeo (e outras ferramentas complementares) serão disponibilizadas em breve a todos os municípios que pretendem dissemina-las nas sessões aos seus munícipes, substituindo assim as sessões presenciais que, até à data, e por questões de segurança e saúde pública não nos tem sido possível realizar.
Ver mais notícias