A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou dia 31 de Outubro o Relatório 2020 do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável que avalia um conjunto de medidas e estratégias implementadas nos últimos 8 anos de trabalho do programa.
Neste relatório é possível perceber o impacto de medidas como o imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas e adicionadas de edulcorantes, monitorizar a publicidade alimentar dirigida a crianças; o impacto da campanha para a promoção da alimentação saudável “Comer melhor, uma receita para a vida” e o grau de implementação da identificação sistemática do risco nutricional nas unidades hospitalares do SNS. No relatório faz-se também uma monitorização das metas de saúde estabelecidas para 2020, no âmbito do PNPAS.
Os hábitos alimentares inadequados continuam no top 5 dos fatores que mais contribuem para a perda de anos de vida saudável pelos portugueses. Dentro dos hábitos inadequados que mais contribuem para a perda de anos de vida com saúde, o elevado consumo de carne vermelha, o baixo consumo de cereais integrais e o elevado consumo de sal são os principais erros a apontar à alimentação dos portugueses. Estes dados integram o estudo Global Burden Disease de 2019 e são apresentados pela primeira vez neste relatório anual.
Uma das principais conclusões foi a necessidade da promoção de hábitos alimentares num determinado ecossistema exigir, cada vez mais, um trabalho concertado com outros setores, que se concretizou através da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS) e que tem a ambição de modificar o meio alimentar que nos rodeia. A implementação de medidas que procurem facilitar escolhas alimentares saudáveis a todos, são uma prioridade para o PNPAS.
Saiba mais e consulte o relatório aqui.
Ver mais notícias