Vivemos tempos difíceis, em que uma crise sanitária sem precedentes irá gerar uma crise económica e social de enorme impacto, especialmente nas pessoas e nos grupos mais vulneráveis: jovens, idosos, minorias e grupos vulneráveis, entre outros. Será igualmente quase inevitável que aumentem as situações de insegurança alimentar, isto é, de maior dificuldade em aceder a uma alimentação adequada.
É exatamente por estes fatores de alerta social e alimentar que é urgente retomar o trabalho da parceria Prato Certo e mobilizar os diversos técnicos - cuidadores e facilitadores que têm algum grau de responsabilidade pela alimentação das pessoas e grupos vulneráveis - para a utilização de um conjunto de princípios, ferramentas e instrumentos de trabalho que poderão ajudar a realizar a sua missão com mais eficácia e eficiência.
Para contribuir para esse objetivo, a Associação In Loco iniciou em Junho as atividades de capacitação de Cuidadores e Facilitadores das redes de entidades da Economia Social que se articulam com os Investidores Sociais Prato Certo com uma ação de capacitação em modo não-presencial (on-line).
Já se realizaram duas edições desta Oficina que contou com mais de 20 participantes.
Durante as 1h30 de sessão, foram apresentados diversos materiais pedagógicos e recursos da plataforma Prato Certo que são passíveis de replicação e adaptação ao contexto profissional de cada técnico. Houve ainda um momento de partilha muito importante onde os participantes tiveram oportunidade de expor os desafios e obstáculos que normalmente encontram nas suas instituições, desenvolvendo depois em grupo uma proposta para os ultrapassar.
Ficam alguns testemunhos dos participantes:
"é extremamente importante a aquisição destes conhecimentos, estamos em contacto com inúmeras familias, a quem damos alimentos e muitas vezes deparamo-nos com graves problemas de nutrição, por falta de conhecimento e formação. Penso que as ferramentas nos vão ajudar no trabalho que desenvolvemos diariamente. Muito obrigada"
"Foi uma oficina muito enriquecedora e será uma ferramenta bastante util na minha intervenção com famílias em situação de vulnerabilidade social"
"Gostei muito desta oficina e sem duvida que o material disponibilizado vai facilitar as ações desenvolvidas com as famílias em condições de vulnerabilidade económica daqui para a frente."
Fiquem atentos às próximas datas! Continuaremos a trabalhar em parceria na promoção de uma alimentação adequada!
Ver mais notícias