O Prato Certo continua a implementação as atividades programadas para esta segunda fase do projeto, agora apoiado pelas “Parceiras para o Impacto” (Portugal Inovação Social), intervindo na comunidade e junto de diferentes públicos prioritários, demonstrando como é fácil adotar um estilo de vida mais sustentável e uma alimentação saudável, económica e apetitosa, durante todo o ano.
Durante o mês de Novembro, além de continuarmos a “cozinhar” as próximas atividades e outras surpresas, várias foram as ações que organizamos e onde participámos:
No dia 26 de Novembro, em parceria com o Investidor Social Município de Faro, desenvolvemos uma oficina “Escolha o Prato Certo” na Universidade “Pensar Global Agir Local”, dinamizada pela Associação In Loco e tendo este ano como tema “Produzir Local e Consumir Local” Neste evento, o Chef Abílio Guerreiro apresentou, cozinhou e deu a provar uma belíssima Caldeirada de Cogumelos. A Nutricionista Catarina Vasconcelos partilhou orientações, ideias e esclarecimentos sobre como devemos escolher o seu Prato Certo, de forma saudável, económica e deliciosa.
Na Universidade do Algarve, no Curso Internacional de Dieta Mediterrânica “MD.NET.- MEDITERRANEAN DIET”, dia 27 de novembro, a Ana Poeta e a Catarina Vasconcelos, da equipa Prato Certo, apresentaram o projeto aos participantes, provenientes de nove países, dando a conhecer os objetivos e metas definidos até 2022.
O coordenador do projeto, Artur Gregório, foi “key-note speaker” na “EFOOD – 2nd Internacional Food Design and Food Studies Conference” no dia 28 de Novembro, onde destacou os aspetos fundamentais do estilo de vida mediterrânico (Dieta Mediterrânica) e apresentou o Prato Certo como um exemplo de boa-prática para o desenvolvimento sustentável, iniciativa que recebeu vários elogios e desafios para a sua disseminação, no resto do país.
No mesmo dia, na Universidade Sénior de Loulé, realizou-se uma segunda ação “Prato Certo para os Avós” muito importante para o acompanhamento e avaliação do impacto das ações de educação alimentar, desde a primeira sessão ocorrida em Setembro. Esta ação de Educação Alimentar foi complementada com uma demonstração gastronómica, que envolveu os participantes e serviu de teste para a nova receita Prato Certo - “Caldeirada de Cogumelos”, que foi muito elogiada.
Várias são as surpresas que estamos a preparar para serem lançadas no próximo ano, desde novas receitas, a “Unidade Móvel de Educação Alimentar”... e muito mais... Não deixe de continuar a acompanhar todos os nossos passos. Ficamos a aguardar o vosso feedback. Faça parte deste movimento, em prol do direito a uma alimentação adequada!
Ver mais notícias