O projecto PROVE – Promover e Vender, surgiu de uma Iniciativa Comunitária EQUAL (2004-2009) em conjunto com várias entidades parceiras que se associaram a um grupo de pequenos produtores dos territórios da Península de Setúbal, Vale do Sousa, Alentejo Central e Porto, com o objectivo de melhorar o escoamento das suas produções. Os bons resultados alcançados permitiram a dessiminação do projecto a outros territórios no âmbito da cooperação Interterritorial LEADER do anterior quadro comunitário, o PRODER.
A Associação In Loco tornou-se numa das parceiras aplicação da metodologia PROVE, na segunda fase (2010 - 2013) trabalhando realção entre a produção local, os seus produtores e produtos, e por outro lado, os consumidores. Promovendo assim novas formas de comercialização através de circuitos curtos que permitissem minimizar os problemas de escoamento dos produtos locais ao mesmo tempo que melhora as relações de proximidade entre quem produz e quem consome.
Atualmene a iniciativa Prove continua activa sem financiamento público, sendo as entidades dinamizadoras a garantirem a sua manutenção de Norte a Sul do País.
Existem 117 núcleos PROVE, dinamizados directamente por 124 explorações agrícolas que distribuem cabazes em 158 locais de entrega a 7.000 consumidores ativos. A Rede PROVE é constituída por 20 parceiros, dos quais 17 são GAL, 2 Municípios e 1 ADL com intervenção concelhia. Pode consultar o link para ver os nucleos PROVE mais perto de si: http://www.prove.com.pt/www/sk-pub-nucleos.php
No Algarve existem, há data, cerca de 4 núcleos Prove, que distribuem em 6 locais de entrega.
Ana Arsénio, técnica da Asociação In Loco no projecto PROVE, considera que "foi desenvolvido trabalho junto dos produtores quer ao nível da produção, da organização das actividades e gestão e também na articulação entre vários produtores para criarem e funcionarem como grupo. Ao mesmo tempo foi desenvolvido muito trabalho de sensibilização e informação junto dos consumidores para as vantagens de consumir produtos frescos, da época oriundos de hortas próximas da sua área de residência. As minhas expectativas são, sobretudo termos uma capacidade de resposta permanente e consolidada na experiência que temos vindo a adquirir quer com o PROVE e outros projectos como o 100% Local e reconhecer que esta é a melhor estratégia para o desenvolvimento do território. Não devíamos deixar de dar continuidade e aproveitar todo este know-how e a toda a mobilização feita no território".
Os cabazes PROVE são compostos exclusivamente por produtos da época, produzidos localmente (permitindo assim a possibilidade de experimentar um conjunto diversificado de frutas e legumes) produzidos com técnicas amigas do ambiente, respeitando as boas práticas agrícolas.
A constituição do seu cabaz pode ser adaptado a cada consumidor, para isso, basta aceder à lista de produtos disponíveis que se encontra no site, e assinalar aqueles que nunca pretende vir a receber, enviando de seguida por e-mail ou entregar directamente nos locais de entrega dos produtos.
O preço e a quantidade do cabaz depende do território seleccionado (aconselhamo-lo a consultar o item encomendas, poderá consultar o link: https://www.prove.org.pt/lgp/clientes/sk-inserircliente.php)
Prove!
Ver mais notícias