Os sistemas alimentares têm o potencial de nutrir a saúde humana e apoiar a sustentabilidade ambiental, contudo, a trajetória que se tem traçado ameaça os dois. É necessário alimentar uma população em constante crescimento, e mais do que nunca precisamos de um sistema alimentar que permita uma alimentação saudável, acessível que minimize os danos no nosso planeta. Qual o prato certo para os dias de hoje?
A revista Lancet e a EAT (plataforma para a transformação do sistema alimentar), reuniram 37 especialistas para desenhar a dieta ideal para assegurar a alimentação de dez milhões de pessoas em 2050 e, ao mesmo tempo, salvar o planeta da catástrofe ambiental.
Segundo este relatório, e comparando com o sistema alimentar atual, para atingir esta “dieta ideal” será preciso duplicar o consumo global de fruta, vegetais e frutos secos e diminuir em mais de 50% o consumo de produtos como as carnes vermelhas e o açúcar.
Confirma-se assim mais uma vez a importância que as nossas escolhas alimentares podem ter na nossa saúde e planeta.
O Prato Certo pretende demonstrar como a alimentação pode ser saborosa, saudável e acessível, tendo por base os princípios do estilo de vida mediterrânico, garantindo a sustentabilidade do sistema alimentar e consequentemente do planeta.
Comece já a cumprir e aplicar o Prato Certo! Reduzir o consumo de carne e experimentar a nossa receita de leguminosas de Primavera: https://www.pratocerto.pt/ca-em-casa/receitas/cozido-de-grao-com-abobora-nabo-e-feijao-verde
Para consultar mais informações sobre o relatório EAT-Lancet Commission: https://eatforum.org/eat-lancet-commission/
Ver mais notícias