O relatório "Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo" (SOFI) é uma série anual de publicações emblemáticas que avalia o progresso em direcção a objectivos de segurança alimentar e nutrição acordados globalmente, apresentando e analisando as tendências globais, regionais e nacionais sobre questões emergentes. Este relatório é essencial para informar a tomada de decisões e estratégias com o objetivo de acabar com a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição sob todas as suas formas.
O relatório é produzido conjuntamente por cinco agências das Nações Unidas (FAO, IFAD, UNICEF, PAM e OMS). Ao longo dos últimos vinte anos, o relatório cresceu e alcançou amplo reconhecimento sendo considerado o relatório líder mundial que fornece informação fidedigna e crítica sobre segurança alimentar e nutrição aos decisores políticos. Desde 2017, a publicação relatou progressos em direcção aos objectivos de acabar com a fome (SDG Meta 2.1) e todas as formas de desnutrição (Meta 2.2 do SDG).
O tema deste ano, "Transformação dos sistemas alimentares para a segurança alimentar, melhor nutrição, e dietas saudáveis e acessíveis a todos", é um reflexo claro do facto de o mundo ter reconhecido que os sistemas alimentares - e a sua transformação - são centrais para uma melhor recuperação da COVID19, e para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Prova deste reconhecimento é a convocação da Cimeira dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, que ainda este ano irá apresentar uma série de acções concretas que pessoas de todo o mundo podem levar a cabo para apoiar uma transformação dos sistemas alimentares do mundo.
- Avaliação abrangente do estado da fome e da insegurança alimentar para 2020, baseada em dados recentes recolhidos em todo o mundo, num ano em grande parte impactado pela pandemia da COVID-19.
- Projecções de qual será o número de pessoas subnutridas em 2030 afetadas pelo impacto estimado da COVID-19 pandemia.
- Estimativas actualizadas de vários indicadores nutricionais e projecções até 2030.
- Estimativas actualizadas do custo e acessibilidade económica de uma dieta saudável.
- Síntese da compreensão dos principais motores por detrás das tendências globais de segurança alimentar e nutrição, mas enquadrada em torno do pensamento dos sistemas alimentares "food systems thinking".
Infelizmente os valores não são nada animadores, revelando que as metas definidas para 2030 relacionadas com a nutrição e segurança alimentar estão longe de ser atingidas. Prevê-se que entre 720 e 811 milhões de pessoas enfrentaram a fome em 2020!