O relatório “No Time to Waste” da organização Feedback EU publicado este mês, é baseado nas fontes mais atualizadas e estima que a União Europeia desperdiça 153,5 milhões de toneladas de alimentos por ano, o dobro das estimativas anteriores. Em 2021, a UE importou quase 138 milhões de toneladas de produtos agrícolas, o que custou 150 mil milhões de euros. Isso significa que a EU desperdiça mais alimentos do que os que importa, contribuindo para o agravamento da segurança alimentar. Cerca de 20% da produção alimentar na UE é desperdiçada e se este desperdício fosse reduzido para metade até 2030, seria possível poupar 4,7 milhões de hectares de terras agrícolas. Tendo em conta a crise climática e o aumento do custo de vida na Europa, os ambientalistas afirmam ser "um escândalo" o desperdício de milhões de toneladas de produtos alimentares todos os anos.
“Uma vez que a redução do desperdício de alimentos pode desempenhar um papel na redução da insegurança alimentar, isso significa que, além de ser um fator de mudança climática, o desperdício de alimentos é uma questão fundamental de direitos humanos e de segurança social”, esclarece-se no documento.
Pode ler o relatório na íntegra em: https://feedbackglobal.org/wp-content/uploads/2022/09/Feedback-EU-2022-No-Time-To-Waste-report-1.pdf
Ver mais notícias