Realizou-se, durante a tarde do dia 25 de março de 2025, no Museu do Azeite, em Oliveira do Hospital, o Evento de Encerramento do Projeto PNAES RC "A Comer é Que a Gente se Entende!", que reuniu parceiros, representantes institucionais e diversos participantes para a apresentação dos resultados e uma reflexão sobre o futuro da iniciativa.
A sessão de abertura contou com a participação do presidente do Município de Oliveira do Hospital, Dr. José Rolo, da coordenadora da CoimbraMaisFuturo, Dr.ª Sofia Santos, e do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Dr. Vasco Estrela.
Seguiu-se apresentação dos principais resultados do projeto, conduzida pela equipa responsável, destacando os impactos e aprendizagens obtidas ao longo da sua execução.
O evento prosseguiu com o debate "PNAES: Que Futuro?", moderado pelos parceiros AD ELO e ADICES, representados pelo Dr. António Santos e Dr. Miguel Torres respetivamente, que contou com diversas intervenções e contributos sobre a importância do trabalho desenvolvido e a necessidade de dar continuidade à iniciativa.
A sessão de encerramento foi conduzida pelo Dr. Miguel Ventura, da ADIBER e pela Dr.ª Paula Silvestre, da CIM RC que reforçaram a relevância do projeto na região.
Para celebrar, os participantes tiveram a oportunidade de degustar uma seleção de produtos locais da região de Coimbra, num momento de convívio que fechou a tarde com chave de ouro.
A iniciativa reafirmou o compromisso das entidades envolvidas na promoção de boas práticas alimentares e na valorização dos recursos locais, destacando a importância de dar continuidade ao trabalho desenvolvido.