O projeto LIXArte – transformar lixo em Arte, teve início em 2021.
Este projeto tem como base limpezas de praia realizadas por alunos no Algarve, onde depois os materiais que ainda se encontram em boas condições são usados para produzir peças de arte. Estas são posteriormente expostas em diversos locais como ferramentas de comunicação e sensibilização para o flagelo que o lixo marinho representa. A arte pode ser uma fonte de sensibilização ou protesto, tanto em questões ambientais como sociais, e para o lixo marinho não é diferente.
Somos o que comemos e manter uma alimentação sustentável reforça o nosso compromisso para com o meio ambiente. As nossas escolhas alimentares, para além de interferirem diretamente na nossa saúde, têm um grande impacto no ambiente, biodiversidade e alterações climáticas.
É importante sensibilizar os jovens para a quantidade de lixo que está presente nas águas e praias, bem como para a quantidade de plástico que é utilizado diariamente e o que pode ser feito para reduzir essa pegada. Adicionalmente, espera-se sensibilizar os menos jovens através das peças que vão ser produzidas e expostas em diversos locais do Algarve. O lixo marinho é uma crise que não pode esperar mais para ser resolvida e não se pode esperar que os jovens se tornem adultos e tomem as rédeas.
Até ao final de julho estará na Galeria Municipal de São Brás de Alportel e em Agosto no Centro Azul na praia de Faro.
Até final do ano, a exposição irá percorrer outras localidades do Algarve, promovendo a reflexão sobre hábitos de consumo mais sustentáveis e, esperemos, despertando a consciência ecológica de quem a visita.
Centro Azul na Praia de Faro |
|
1 de Agosto de 2022 - 0 de Agosto de 2022 |
|
A consultar |