Boas práticas para um estilo de vida mediterrânico
Tese de mestrado de Susana Brissos
O objetivo desta investigação foi o de avaliar a situação de segurança alimentar (SA) em
Portugal enquanto acesso a uma alimentação adequada, identificando potenciais determinantes socioeconómicos da insegurança alimentar (IA).
O Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CC Dieta Mediterrânica) lançou 2ª revista. Esta edição está dedicada à temática "Dieta Mediterrânica: Um Estilo de Vida Saudável". De âmbito nacional e com edição on-line, pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a Dieta Mediterrânica nas suas diversas dimensões. Procura, ainda, dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes ou inovadoras e contribuir para uma intervenção mais qualificada no sentido da da salvaguarda e revital
Ler Mais...A Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Associação In Loco, lança a iniciativa "Cabazes da Produção Local", com o objetivo de promover a aquisição direta de produção agroalimentar em circuitos de proximidade, garantindo que o consumidor tenha acesso a alimentos de qualidade e que os produtores tenham uma alternativa adicional para escoamento dos seus produtos.
Para adquirir cabazes com frutas e legumes frescos de época, já pode fazê-lo contactando diretamente aos produtores aderentes
O PSAE tem uma visão holística da Alimentação, pelo que a qualidade da refeição que é servida começa a ser preparada a montante, ou seja, na produção (eixo I), na aquisição das matérias-primas (eixo II) e na confeção (eixo III), para que o seu consumo (eixo IV) possa ser feito em segurança e acompanhado de ações e medidas consciencializadoras quer da prática de uma alimentação promotora da saúde, quer da importância da atividade física no desenvolvimento saudável e harmonioso da criança.
Já conhece o Livro SLOWMED de Receitas Mediterrânicas para crianças?
Poderá aqui encontrar receitas de Portugal, Egito, Itália, Palestina, Espanha e Libano.
Leia, utilize, divulgue!
Um movimento que pretende chamar a nossa atenção para o Desperdício Alimentar.
Nasce no primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, 29 de setembro de 2020, e propõe-se desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, que consciencializem a sociedade para a importância do tema.
A alimentação dos menos jovens é uma preocupação para o Gabinete de Apoio ao Idoso que criou o livro que apresenta sugestões e propostas de alimentação que incluem, por exemplo, a necessidade de ingerir água. Neste livro são sugeridas receitas para tornar o verão mais fresco e saudável.
O livro já foi enviado por correio para cerca de 250 munícipes idosos do concelho.
Pode solicitar o livro no Departamento de Desenvolvimento Social e Educação, na Praça José Afonso, nº 1, Faro
O Simplify Eat disponibliza um serviço de planeamento de refeições numa plataforma online que te permite ter uma alimentação sazonal, minimamente processada e poupar tempo, dinheiro e energia, para aplicar ao que realmente nos inspira!
Além disso, como a missão é contribuir para um mundo mais saudável, diariamente se partilha conhecimento em prol de escolhas alimentares conscientes nas redes sociais, regularmente na newsletter e em artigos para a revista da Associação Paleo XXI.
Este guia foi produzido para o apoiar na tomada de posição pela redução do seu impacto sobre o planeta, orientando-o(a) no caminho para ser um(a) consumidor(a) mais informado(a), consciente e responsável, privilegiando a aquisição de produtos alimentares que cá se fazem e cá se comem! A informação contida neste trabalho está em linha com a estratégia - Do Prado ao Prato - que a Comissão Europeia definiu como pacto ecológico entre todos os estados-membros.
Ler Mais...