O Prato Certo O Prato Certo

Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.

OK

Listagem de Dicas

Dicas para um prato saboroso, económico e saudável!

Evite armazenar demasiados alimentos no frigorífico. Deixe espaço entre os alimentos, de forma a que o ar possa circular e que o frigorífico funcione de forma eficiente.

Na dispensa, frigorífico e congelador

Quando for comprar peixe, esteja atento aos sinais de frescura como: olhos brilhantes, guelras vermelhas, rijo ao toque.

Nas compras

Quando for comprar carne ou peixe, prefira peças inteiras. Comprar um frango inteiro é mais económico do que optar pelas peças já cortadas. Caso existam sobras, aproveite o frango desfiado para um arroz de frango, omelete, saladas ou sandes.

Nas compras

Quando comprar iogurtes ou outro lacticínio opte sempre por embalagens familiares/XL, servindo-se apenas das quantidades que precisa Outra opção será fazer o seu próprio iogurte em casa.

Nas compras

Esteja atento aos rótulos dos alimentos! Tenha atenção aos prazos de validade, lista de ingredientes e quantidades de nutrientes como a gordura total, gordura saturada, açúcar e sal.

Nas compras

Não ir às compras com fome e comprar apenas o que necessita.

Nas compras

Consultar os folhetos promocionais e escolher os produtos alimentares em promoção, de acordo com a lista de compras.

Nas compras

Os produtos frescos devem ser adquiridos semanalmente, dando preferência aos produtos da época, em geral mais acessíveis.

Nas compras

Sempre que possível comprar os produtos secos (feijão, grão, massa, arroz) necessários para o mês, para quantidades maiores, o preço pode ser inferior.

Nas compras