Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.
Coza o carapau só com água. Retire-o do lume e extraia as espinhas e as peles.
Triture o grão-de-bico cozido.
Numa frigideira coloque 2 c. sopa de azeite, 1 c. café de sal, o alho e a cebola picados e o vinho branco, deixe levantar fervura e junte o carapau lascado, o pão ralado e o grão-de-bico cozido triturado. Envolva bem até secar um pouco (+/- 10 min). Retire do lume e deixe arrefecer.
Junte ao preparado os ovos e os coentros picados, envolva tudo muito bem, e leve ao frio durante 15 min.
Depois do preparado estar bem arrefecido, com a ajuda das suas mãos faça almôndegas de 50g cada e reserve. (Se estiverem pouco consistentes junte pão ralado).
Coloque as almôndegas num tabuleiro forrado com papel vegetal, no forno pré-aquecido a 170ºC durante 20 a 30 minutos.
Para o arroz: coloque 1 c. sopa de azeite num tacho. Leve a lume brando e envolva o arroz e a cenoura (previamente cortada em meias luas). Junte água a ferver e continue a cozinhar em lume brando, durante 20 minutos. Retifique o tempero com ½ c. café de sal e pimenta e, no final, junte os coentros picados.
Para o feijão-verde: corte o feijão-verde em pequenos pedaços. Coza em água durante 10 minutos, escorra e tempere 1 c. sopa de azeite, ½ c. café de sal, pimenta e o vinagre.
Sirva com as almôndegas com o arroz e o feijão-verde e decore com ervas aromáticas picadas a gosto.
Pode aproveitar sobras de pão mais duro para torrar e fazer pão ralado