Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.
Tempere as bifanas com ½ c. café de sal, pimenta, metade do vinho, 1 c. sopa de azeite, limão, louro, alho laminado, pimentão-doce e talos de salsa picada ou de outra erva aromática a gosto. Deixe marinar durante pelo menos 30 minutos.
Numa frigideira coloque 1 c. sopa de azeite e cozinhe as bifanas colocando o restante vinho. As bifanas acabam por estufar e não fritar. Assim que o vinho começar a evaporar e a carne a branquear, desligue o fogão e tape a frigideira. Aguarde 15 minutos, sirva as bifanas em pão caseiro (ver receita “pão de azeite, oregãos e azeitonas” e “pão de cereais”).
Corte as batatas com pele em gomos e tempere-as 1 c. sopa de azeite, ½ c. café de sal, pimenta e pimentão doce. Coloque no forno a assar a 180ºC durante 30 minutos.
Corte os legumes em palitos finos e coloque-os 2 minutos em água a ferver. Desligue o lume, retire-os e escorra. Salteie os legumes com 1 c. sopa de azeite e pimenta.
Para a salada de couve: corte-a em tiras finas, tempere com ½ c. de café de sal, açúcar, vinagre e 1 c. sopa de azeite. Deixe marinar pelo menos 15 minutos.
As marinadas são uma ótima técnica para dar sabor aos alimentos sem adicionar mais sal.