Ao utilizar este website está a concondar com a nossa política de uso de cookies. Para mais informações consulte a nossa política de privacidade e uso de cookies, onde poderá desactivar os mesmos.
400g carne picada (mistura bovino e suíno ou aves)
1 couve lombarda pequena
150g arroz agulha
100ml de vinho tinto
4 fatias de queijo flamengo <45%
1 cebola pequena
5 dentes de alho
2 c. sopa de uva passa
1 c. café de sal
2 c. sopa de azeite
2 c.sopa de salsa picada
1 c. sobremesa de tomilho seco
pimenta preta moída q.b
Preparação
Retire as folhas da couve lombarda lavando-as muito bem. Retire o talo da couve sem a cortar ao meio. Reserve as folhas maiores.
Corte os talos e as folhas mais pequenas em cubos muito finos e reserve.
Coloque o arroz numa panela com água (duas vezes a quantidade do arroz) e junte o açafrão até ficar cozido e solto. Reserve até arrefecer.
Num tacho coloque o azeite, a cebola, o alho picado, a carne picada e tempere com sal. Deixe cozinhar até a carne ficar totalmente cozinhada. Junte as passas, os talos e folhas pequenas da couve lombarda, salsa picada, tomilho seco e vinho tinto. Deixe cozinhar até apurar os sabores e o vinho evaporar.
Junte o arroz ao preparado anterior e envolva e reserve.
Numa panela com água a ferver mergulhe as folhas grandes de couve lombarda durante 1 minuto e retire-as até esfriar.
Coloque o pouco de preparado por cada folha de couve, envolvendo as folhas de maneira a formar umas tranches retangulares. Se precisar use mais que uma folha por tranche. Lamine o queijo flamengo e coloque por cima das tranches.
Coloque as tranches num tabuleiro e leve ao forno a 160ºC durante 15 minutos para gratinar.
Sirva morno com uma salada a gosto.
Preferencialmente pique a carne em casa. No caso de a comprar já picada, peça para triturar na hora e confeccione no período máximo de 24h, mantendo-a no frigorífico até ao momento de cozinhar.